Quem sou eu

Minha foto
Sou professora de Língua Portuguesa e suas Literaturas. Atualmente trabalho com a inclusão digital representada pela Prefeitura Municipal de Poço Fundo. Adoro o que faço pois meu trabalho me satisfaz plenamente. É através dele que posso capacitar pessoas que até então eram excluídas digitalmente.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

MÓDULO 02 – INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA





Atividade 2.2 – Coisas importantes e significativas


HIPERTEXTO


Trata-se do nome dado ao texto na tela de um dispositivo eletrônico que leva a outro texto relacionado. Nada mais é do que a cultura da imagem e do som.
Há pouco mais de 05 anos, ninguém tinha ouvido falar de hipertexto. Abre-se um novo caminho, desconhecido e cheio de possibilidades. As informações que a internet oferece tornou-se uma espécie de biblioteca total, onde obtem-se não só as referências e as exigências documentais, mas o acesso direto e imediato ao documento. As funções do leitor que se tornou um usuário de informações são intercaladas com as do autor. A fusão do texto, imagem e som oferece uma dinâmica particular.


RECURSOS AUDIOVISUAIS E MULTIMÍDIA


Com a combinação de novos vários códigos criou-se um novo tipo de documento ou hiperdocumento chamado de hipermídia. A característica comum entre os documentos de hipermídia são os protocolos, links, que conectam uma página a outra.


BLOCOS DE TEXTOS, PALAVRAS, IMAGENS OU SONS


O hipertexto é um texto em formato digital, ao qual se agrega outros conjuntos de informações na forma de blocos através dos links. Não é apenas na internet que temos hipertexto pois o mesmo se encontra também na enciclopédia, onde procuramos em ordem alfabética. Podemos citar ainda um outro exemplo: a “Bíblia Sagrada”.
O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, participando ativamente de um processo de busca e construção de conhecimento; forma de aprendizagem considerada mais duradoura.
O professor pode trabalhar com hipertexto utilizando textos de várias turmas e redistribuí-los, levando à produção de textos finais.


CARACTERÍSTICAS DO HIPERTEXTO


Intertextualidade
Velocidade
Precisão
Dinamismo
Interatividade
Acessibilidade
Estrutura em rede
Transitoriedade
Organização multilinear

Nenhum comentário:

Postar um comentário